UDJAT Ensemble
UDJAT Ensemble (EN)
Sofia Sousa Claro – Co-Founder, Composer, Singer
Hugo Claro – Co-Founder, Composer, Portuguese Guitar, Mandolin, Berimbau, Vocals
Also work with guest artists, such as Davide Rodrigues – Percussions; Pedro Jóia – Classical Guitar, Inês Pereira – Piano, Baltazar Molina – Percussion, among others.
UDJAT is a world music ensemble created around imagery, creating soundscapes, inspired by Creation Myths, Ancient History and also History of Religions. It involves itself in a singular melodic dimension, seeking the exaltation of timelessness. It moves in the fields of Mythology, the Symbolic, the Natural World. UDJAT is devoid of language but full of emotional language.
“His music, where the voice cohabits with the Portuguese Guitar and percussion, evokes ancestral sounds with a contemporary approach.” Paulo Mendes Pinto, Ancient Religions Historian.
UDJAT released their first album “Udjat” in 2016, and the second “Ameretat” in the year 2017, with the special participation of the percussionist Hugo Tristão. In 2021 they recorded their third album “Writings of an Ancient King” with Jorge Cunha Machado (Percussions) and featured in one of the themes, special guest Pedro Jóia (Classic Guitar).
They performed in stages such as, MED Festival, the Iberian Festival Awards2017, in Barcelona, Spain, Festival Sete Sóis Sete Luas, Islamic Festival of Mértola, Terra(s) de Sefarad, Boom Festival, C.C. Olga Cadaval in Sintra, Portugal, among many others.
UDJAT Ensemble (PT)
Sofia Sousa Claro – Fundadora, Composição, Voz
Hugo Claro – Fundador, Composição, Guitarra Portuguesa, Bandolin, Berimbau, Voz
Trabalham com artistas convidados, como Davide Rodrigues – Percussão; Pedro Jóia – Guitarra Clássica, Inês Pereira – Piano, Baltazar Molina – Percussão, entre outros.
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UDJAT é um ensemble de world music que nasce de imaginários, criando paisagens sonoras inspiradas nos Mitos de Criação, na História Antiga e na História das Religiões. Envolve-se numa dimensão melodica singular, procurando a exaltação da intemporalidade. Move-se no campo da mitologia, do simbólico, do mundo natural. UDJAT é desprovido de língua, mas completo na sua linguagem emocional.
“A sua música, onde a voz coabita com a guitarra portuguesa e a percussão, evoca sonoridades ancestrais com uma abordagem contemporânea.” Paulo Mendes Pinto, Historiador de Religiões Antigas.
Atuaram em vários festivais, como: MED Festival, Iberian Festival Awards2017, Barcelona, Espanha, Festival Sete Sóis Sete Luas, Festival Islâmico de Mértola, Terra(s) de Sefarad, Festival Boom, C.C. Olga Cadaval em Sintra, Portugal, entre muitos outros.
ARTISTS (EN)
Sofia Sousa Claro
Sofia Sousa Claro, from Lisbon, a lyrical and world music experimental singer, explores melodies where she finds her own language, inspired on the Myths of Creation, ancient history and ancient religions. Her academic studies in History of Religions is a strong inspiration in her language as a singer. UDJAT is also a result of that connection with the past, and were music takes its place as something sacred.
Hugo Claro
Hugo Claro, from Oeiras. Multi-instrumentalist and composer, with a background in Visual Arts and Poetry, embraced the Portuguese guitar developing a unique approach, also inspired in the classical guitar, Flamenco, Berber, Arabic and Medieval Music. A set of influences which are a consequence of his route as a guitarist. UDJAT also influenced the art exhibition “Myths of the Mesopotamia” by Hugo Claro.
Special Guest Artist
Pedro Jóia
Pedro Jóia started playing guitar at the age of seven at the Academia dos Amadores de Música, in Lisbon, and later continuing at the National Conservatory. At the same time, he began to study the flamenco guitar. In 2008 he received the Carlos Paredes Award with his album ” À Espera de Armandinho”. He regularly composes for theater and cinema.
ARTISTAS (PT)
Sofia Sousa Claro, natural de Lisboa. Cantora lírica e de world music experimental, explora melodias onde encontra a sua própria linguagem, inspirada nos Mitos de Criação, história antiga e religiões antigas. A sua formação em Ciência das Religiões é uma forte inspiração na sua linguagem como Cantora. UDJAT é também fruto dessa ligação com o passado, valorizando a Música como algo sagrado.
Hugo Claro, natural de Oeiras. Músico multi-instrumentista e compositor, com um percurso nas Artes Plásticas (discípulo de Artur Bual) e Poesia. UDJAT impulsionou a Exposição de Pintura “Mythos da Mesopotâmia” de Hugo Claro, tendo estado patente em vários centros culturais. Abraçou a Guitarra Portuguesa desenvolvendo uma abordagem autodidata, inspirada também na Guitarra Clássica e Flamenca. A sonoridade do Al-Andaluz é uma forte influência, assim como a música Sefardita e Berber. Um conjunto de influências que são uma consequência do seu percurso como Guitarrista. Os seus instrumentos: Guitarra Portuguesa e Bandolim.
Artistas Convidados e Participações especiais
Pedro Jóia, natural da Bélgica, guitarrista, compositor e diretor musical. Começou a tocar guitarra aos sete anos de idade na Academia dos Amadores de Música, em Lisboa, continuando depois no Conservatório Nacional, onde viria a concluir os estudos de guitarra clássica. Paralelamente iniciou o estudo da guitarra flamenca. Em 2008 recebeu o Prémio Carlos Paredes com o seu álbum “À Espera de Armandinho”. Compõe regularmente para teatro e cinema.
Baltazar Molina, artista, facilitador, explorador sonoro e músico, cuja motivação é a arte como comunicação energética, sentimental, humana; além rótulos ou definições. É reconhecido pela forma singular como funde as mais distintas técnicas e linguagens musicais, numa busca constante e aprimorar da expressão pessoal e artística. Na sua linguagem musical e técnicas utilizadas, são evidentes as influências da música do Médio-Oriente, do Rock, da Música Experimental e Devocional e da Livre Improvisação, bem como de diversas formas de dança e movimento – Oriental, Contemporaneo, Tradicional Europeia e Contacto-Improvisação. Maioritariamente auto-didacta, Baltazar tem períodos de estudo com Mestres que o marcam profundamente: Shokry Mohamed, Atef Mitkal Kenawy, Zohar Fresco, Pedram Khavarzamini e Ross Daly.
Jorge Cunha Machado, natural de Oeiras, iniciou os seus estudos musicais com o piano em 1997. Dois anos mais tarde integrou o curso profissional de Ofícios do Espectáculo na EPAOE – Chapitô, onde teve formação em sonoplastia com Paulo Curado e Nuno Gelpi. Desde cedo que está ligado a várias expressões artísticas como a música, o teatro e as artes plásticas. Desenvolveu trabalho no campo da percussão, sonoplastia, cenografia, escultura, desenho e vídeo-art. Como autodidacta aprofunda o seu estudo em sonoplastia e percussão, desenvolvendo o seu percurso musical na exploração do som de diferentes culturas.
Sérgio Figueira, natural de Cabo Verde, Compositor e Guitarrista. Licenciado em guitarra clássica na Escola Superior de Música de Lisboa na classe do professor António Gonçalves. Foi durante o seu percurso académico que começou a desenvolver aquilo que viria a ser o seu desígnio principal, trabalhar a Música Popular Cabo Verdiana, fundindo-a com outros elementos musicais que foi assimilando (Jazz, Étnica, Erudita). Desde então, compõe a sua própria música baseada nesse conceito. É um dos mentores do projeto Fogo di Mar cujo objetivo é a divulgação da obra do músico e compositor Luís Rendall. Mais recentemente, gravou um trabalho dentro da estética da guitarra clássica (Suite crioula), em que interpreta temas de autores populares e de sua autoria.
Hugo Tristão, natural de Lisboa com raízes familiares na Beira Baixa, desde cedo teve contacto com o Adufe, instrumento de percussão de origem Árabe e tradicional desta zona. Viajou por vários países da cintura Mediterrânica como Espanha, Marrocos, Tunísia, Turquia e Egipto onde aprendeu com Músicos e Mestres destes países as técnicas fundamentais do Doff, Bendir, Tar, Daire, Cajon e Reqq.